Guia de visitas ao Edifício Altino Arantes em São Paulo, o famoso Edifício Banespa

O terceiro prédio mais alto da cidade de São Paulo (perdendo só para o Mirante do Vale e o Edifício Itália) e o quinto maior do país, o Edificio Banespa é um dos mirantes e um dos pontos turísticos mais procurados por aqueles que querem conhecer a capital paulista de cima.

blog-do-xan-edificio-banespa

O Blog do Xan foi fazer uma visita (minha quinta visita talvez?) e traz agora todos os detalhes que você precisa saber para programar sua subida ao topo do Edifício Altino Arantes – nosso Empire States Building – ou simplesmente o Banespão!

Vamos falar primeiro de algumas informações importantes: A visita ao mirante não é muito recomendada a pessoas que tenham medo de altura, labirintite, vertigem, nem que tenham pavor de espaços pequenos. Outra coisa importante: a visita é gratuita.

Chegando na recepção, pegue a fila para se identificar (não esqueça de levar um documento com foto), se cadastrar e então retirar “o crachá” de acesso ao mirante. Se tiver com mochila ou sacolas não tem problema, porque na recepção também tem um guarda volumes gratuito.

blog-do-xan-edificio-banespa-recepcao

Enquanto está na fila, aproveite para observar o lustre sensacional de três metros de altura e 1,5 tonelada que está instalado no hall de entrada do edifício. Tal peça conta como 150 lâmpadas e cerca de dez mil acessórios de cristal.

blog-do-xan-edificio-banespa-lustre-de-cristal

Ainda no hall você consegue observar alguns móveis antigos, um cofre  de ferro de 1882 que pesa 5 toneladas, além de uma maquete de todo o edifício.

blog-do-xan-edificio-banespa-maquete

Voltando à visita, o Edifício Altino Arantes possui 35 andares (161,22 metros de altura) e recebe até 5 pessoas por grupo. Isso faz com que o processo de espera seja um pouco lento. Se prepare para ficar pelo menos uns 30 minutos aguardando a subida em dias mais tranquilos ou até mesmo 1h para dias mais cheios e na hora do almoço.

O trajeto é feito por dois elevadores: o 1º elevador leva até o 26º andar e o 2º elevador, com capacidade para 5 pessoas, leva até o 32º andar. Depois disso ainda temos mais 3 andares (5 lances de escadas e 59 degraus hahaha) e que acaba em um “micro museu” com informações sobre o projeto, documentos da inauguração e algumas fotos da época. Ah, e ainda você sobe mais uma escada caracol para chegar enfim no mirante.

blog-do-xan-edificio-banespa-museu

Mas chegando lá em cima, toda a espera é recompensada por essa vista maravilhosa da nossa cidade. Olha só a vista para a Avenida São João, um pouco da Praça dos Correios e o topo do Edifício Martinelli.

blog-do-xan-edificio-banespa-vista-avenida-sao-joao

Ali enxergamos a Praça da Sé, a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio o solar da Marquesa de Santos…

blog-do-xan-edificio-banespa-vista-praca-da-se

Olha ali as antenas da Avenida Paulista…

blog-do-xan-edificio-banespa-vista-avenida-paulista

Destaque para a Galeria Pagé (toda colorida) e também o Mercado Municipal, um tequinho da 25 de março também aparece no rodapé da imagem, aquelas barraquinhas azuis sabe?

blog-do-xan-edificio-banespa-vista-mercado-municipal

No resumo, é um passeio incrível e obrigatório a todos que tenham pelo menos 1 horinha disponível no city tour aqui por São Paulo. E você? Já subiu, tem vontade de subir ou não vai subir porque tem medo?.. Hahaha, comente 😉

SERVIÇO

Edifício Banespa – Banespão (Edifício Altino Arantes)
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro – São Paulo (Metrô São Bento)
Fone: (11) 3249-7180
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 15h – Grátis

Comentários

Você pode gostar

1 comment

  1. 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>