Roteiro: minha primeira vez em Paris – Visitamos a Catedral de Notre-Dame

Aquele seria nosso último dia inteiro em Paris, então acordamos cedo para não perder nada. Descemos na estação Saint-Michel – Notre Dame, que fica ali do lado da catedral. Vamos só abrir um parêntese aqui para conhecermos um pouco da história dessa catedral:

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Começou a ser construída em 1163 e é dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo, o que exemplo o nome Notre-Dame (Nossa Senhora). Presenciou acontecimento incríveis como St. Louis descalço, carregando a coroa de espinhos, Coroação de Henrique VI de Inglaterra, a Coroação de Napoleão, a Beatificação de Joana d’Arc, a Cerimônia em memória do General de Gaulle  e muito mais. Além de ser a catedral mais importante de Paris, Notre-Dame ficou muito conhecida depois do romance “Notre-Dame de Paris”, também conhecido com O Corcunda de Nutre-Dame, escrito por Victor Hugo em 1831, onde Quasímodo, corcunda e feião se apaixona pela cigana Esmeralda.

blog-do-xan-franca-paris-catedral-notre-dame-1

Voltando a visitação

A partir do adro (aquele pátio da frente), você pode observador o trio de portais esculpidos do século XIII. À esquerda, o Portal da Virgem, que ilustra os signos do zodíaco e o coração da Virgem. Ao centro fica o Portal do Julgamento Final e à direita, fica o Portal de Santa Ana, que ilustra cenas da Virgem com seu filho.

Na sala dos tesouros, estão expostas vestimentas e vários objetos em ouro, inclusive algumas coroas.

Infelizmente não subimos no terraço da Catedral, e escrevendo este post, estou me perguntando “por quê?” – besta eu. Mas enfim, para visitar as gárgulas imortalizadas por Victor Hugo, e onde vivia Quasímodo, é preciso subir os degraus que levam às torres gêmeas, uma altura mais ou menos de 68 metros. A vista é incrível, talvez uma das mais bonitas de Paris! Ao chegar lá, você pode ver as criaturas, hobgoblins e aves de rapina.

blog-do-xan-franca-paris-catedral-notre-dame-3

Torre Eiffel ao fundo. Por Linda.

blog-do-xan-franca-paris-catedral-notre-dame-2

Foto do sino, dentro das torres. Por Paul L’Heureux.

A Catedral de Nutre-Dame é incrível e vale sim a visita.

SERVIÇO

6 Parvis Notre-Dame, Place Jean-Paul II
Telefone: +33 1 42 34 56 10
Horário: Segunda a sexta das 08:00 às 18:45 Sábados e domingos das 08:00 às 19:15
Website: http://www.notredamedeparis.fr/

Comentários

Você pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>