Roteiro de passeio turístico em São Paulo, com mapa! – Parte 1

Eu não sei vocês, mas com a correria do dia a dia, a gente acaba não aproveitando a nossa cidade com tudo o que ela tem de melhor para oferecer. São muitos restaurantes, muitas lojas, muitas baladas, muito tudo.. hahaha e claro que vamos morrer sem conhecer São Paulo inteira. Há uns 3 meses mais ou menos recebi uma amiga da Bélgica (hi Iara), que já conhece várias cidades do Brasil, e nunca tinha feito um roteiro turístico por São Paulo. Pensando nisso, dei um de Royal Holiday Brasil e programei um dia meio cultural, com walk tour pelo Centro, almoço no Mercado Municipal, bate perna pela Paulista, finalizando com compras na Oscar Freire.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-praca-da-se

Começamos o dia cedo, às 10h. Depois de descermos na Estação Sé do Metrô, o primeiro ponto turístico foi a Praça da Sé, é lá que você vai encontrar a famosa Catedral da Sé, a maior e mais importante da cidade, além de um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-catedral-da-se

A entrada na Catedral da Sé é gratuita, mas a visita guiada, para conhecer a história da igreja e também a cripta, custa R$5,00 por pessoa. Não é possível conhecer as torres e as partes internas. A visita dura entre 20 e 30 minutos e crianças abaixo de 7 anos não pagam.

Voltando para a Praça da Sé, você vai encontrar o monumento do Marco Zero, a partir dali que se conta a distância de todas as rodovias que partem de São Paulo.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-praca-da-se-2

E também a estátua de Padre José de Anchieta, um dos fundadores de São Paulo, declarado beato por João Paulo II e nomeado Apóstolo do Brasil.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-padre-jose-de-anchieta

Da Praça da Sé, seguimos para o Museu Solar da Marquesa de Santos. O museu reabriu no ano passado, depois de três anos de reforma (e acreditem, passava em frente quase todos os dias, acompanhei a reforma inteira – por fora..rs).

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-solar-marquesa-santos-2

A primeira amostra é sobre a célebre amante de Dom Pedro 1º, a marquesa Domitila de Castro Canto e Melo e está exposto vários de seus objetos pessoais, como as trocas de cartas de amor com Dom Pedro, além de móveis, porcelanas, utensílios de cozinha e etc. A entrada é gratuita e você pode acessar o site oficial aqui.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-solar-marquesa-santos-4

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-solar-marquesa-santos-3

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-solar-marquesa-santos-1

Ali do lado fica o Pateo do Collegio, a primeira construção da atual cidade de São Paulo. A pedido de Portugal, Padre Manoel da Nóbrega e Padre José de Anchieta coordenaram a construção do colégio jesuíta, para catequização dos povos indígenas. No site oficial tem a agenda de todas as atividades e atrações.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-patio-do-colegio

Ah e todo terceiro domingo do mês às 11h eles oferecem várias atividades culturais gratuitas. Os adultos podem apreciar concertos e apresentações de grupos folclóricos, já as crianças participam de uma série de oficinas de arte e história, teatro de fantoche, caça ao tesouro etc.

Seguimos pela rua XV de Novembro, depois pela Rua Direita, onde passamos pela Praça Patriarca, a Prefeitura de São Paulo até chegar no Viaduto do Chá.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-largo-anhagabau-2

De lá temos uma visão bem bacana do Vale do Anhangabaú, local de grandes eventos e comemorações na cidade de São Paulo, inclusive no dia estava rolando um show em homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do forró.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-largo-anhagabau-1

No final do viaduto já estamos no Shopping Light e também em frente ao Teatro Municipal de São Paulo. Infelizmente não há visitação livre e não sabia disso, então acabamos não conseguindo entrar, por isso você precisa agendar antes de ir através do telefone (11) 3120-5875 (segunda a sexta-feira a partir das 10h) ou clicando aqui. Só conheço o Teatro Municipal através de fotos, mas prometo fazer uma visita e depois contar com detalhes para vocês a minha experiência.

post-blog-do-xan-turismo-sao-paulo-roteiro-teatro-municipal

Mapa dessa primeira parte do nosso walk tour SP


Exibir mapa ampliado

Por hoje é isso pessoal, na segunda parte do nosso roteiro por São Paulo vou falar com detalhes do Vale do Anhangabaú, 25 de Março, almoço do Mercado Municipal, os principais pontos da Avenida Paulista e compras na Oscar Freire. Até mais 😉

Comentários

Você pode gostar

3 Comments

  1. 1
  2. 2

    Não tem jeito, ir para o centro e não passar na 25 de Março é sempre um desperdício.. rs. E se tiver com mulheres é quase que obrigatório, elas vivem para as bijuterias, tranquerinhas e afins..rs Valeu pela visita.

  3. 3

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios.

Você pode usar estas tags HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>