Back to home
in Planejando Sua Viagem

Faça uma viagem sustentável e conheça o Passaporte Verde

  • 21 de julho de 2012
  • By Xan
  • 0 Comments
Faça uma viagem sustentável e conheça o Passaporte Verde

O Governo Federal lançou nessa última semana a campanha Passaporte Verde, uma “ferramenta” que ajuda o turista a programar a sua viagem com dicas e ações sustentáveis, como por exemplo levar uma bagagem mais leve. É menos peso no avião, menos emissão de gás carbônico na atmosfera.

O lema da campanha é “Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo“, um apelo para uma viagem mais sustentável e consciente. Na verdade a ideia é transformar o turista como um agente transformador de atitudes. O projeto acredita que com a nossa transformação, podemos influenciar as empresas a pensarem verde também. Como isso é possível?

No trasporte: imagine que a galera toda está viajando e todo mundo está levando um mala muito pesada, outros passageiros daquele voo também estão com malas pesada, no fim a companhia aérea terá que colocar mais combustível para conseguir forçar o motor a levar todo esse peso, com isso dispensando na atmosfera mais gás carbônico e ferrando todo o meio ambiente.

Na hospedagem: o ideal seria você se hospedar em hotéis, albergues ou hostels que exercem atitudes sustentáveis. Na teoria é muito bonito, quando na verdade procuramos hotéis pela sua localidade, infraestrutura e pelo preço. Mas não desanime, existem sim hotéis sustentáveis e aqui você encontra alguns dos principais. Vale lembrar que hotel 100% sustentável só na toca do Tarzan ok?

No comércio: Todo mundo gosta de trazer souvenirs das viagens, seja para decorar a casa ou para presentear os amigos com uma lembrança. É bacana que você opte por itens do comércio local, como artesanato por exemplo. Uma outra dica é optar por passeios e restaurantes que também respeitem o meio ambiente. Isso me fez lembrar de um comércio lá na Ilha de Boipeba, na Bahia, que são uns bares flutuantes que servem ostras, fresquinhas e pescadas na hora, pois são cultivadas no próprio local.

Dá uma olhada no vídeo abaixo pra entender o passo a passo e como contribuir para uma “viagem verde“.

O Blog do Xan apoia essa campanha e se a gente começar a fazer a nossa parte, preservamos mais o planeta e ainda teremos vários destinos para visitar!

Acredito que usarei várias dessas dicas para programar as próximas viagens! ;)

Comentários

By Xan, 21 de julho de 2012 Um paulista (mas cidadão do mundo) que descobriu que vale a pena economizar um pouco para gastar uma grana viajando.

Xan

Um paulista (mas cidadão do mundo) que descobriu que vale a pena economizar um pouco para gastar uma grana viajando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe no Instagram

@blogdoxan